Instituição

  • História
  • Missão, Visão e Valores
  • Organograma
  • Órgãos Sociais
  • Documentos Institucionais

A AVA é uma associação com estatuto de IPSS que tem como objectivo prosseguir fins de solidariedade social e de apoio à integração social e comunitária. A Associação procura dar resposta às necessidades sociais da freguesia de Alfena. Contudo, o âmbito de atuação em alguns domínios estende-se ao nível concelhio e freguesias limitrofes. 

A AVA começou a desenhar-se em 2006 através de um grupo de pessoas de alguma forma ligadas à área social (membros da Junta de Freguesia, professores, dirigentes desportivos, profissionais da área social, entre outros). Posteriormente com a criação do Gabinete de Apoio Social da Junta de Freguesia, foi possível aprofundar o conhecimento acerca das principais problemáticas sociais que afetam a freguesia (isolamento social dos idosos, monoparentalidade, baixas qualificações, desemprego e os parcos recursos económicos que afetam todos os domínios da vida social).

Em Setembro de 2011 a AVA foi reconhecida juridicamente como uma Instituição Particular de Solidariedade Social.

A partir de 2011 participou em inúmeros eventos de cariz comunitário e social. Criou e dinamizou em parceria com a Junta de Freguesia de Alfena e o Clube Atlético do Alfenense, uma escola Sénior que abrangia cerca de oitenta e dois séniores. Fundou também uma loja social com roupas, calçado mobiliário e eletrodomésticos com vista a apoiar as famílias carenciadas da freguesia.

Em 2014 a AVA autonomizou-se e restruturou as suas áreas de intervenção. Desde então, atua em diferentes domínios, nomeadamente na área da educação através do Serviço de Apoio a Família nas modalidades de acolhimento e prolongamento escolar a decorrer no Agrupamento de Escolas de Alfena. Este trabalho resulta de uma parceria tripartida entre a Câmara Municipal de Valongo, a AVA e o Agrupamento de Escolas  de Alfena.

A AVA atribui cabazes alimentares de emergência, bem como cabazes no âmbito do Fundo Europeu de Auxilio aos Carenciados (FEAC) organizado pela Assistência  Médica Internacional (AMI) e o Instituto de Segurança Social (ISS).

A associação realiza anualmente o apoio ao peregrino a Fátima que já foi dotada de um voto de Louvor por parte da Assembleia de Freguesia de Alfena.

A partir de 19 de Agosto de 2016 passou a ter a Valência de Serviço de Apoio Domiciliário, licenciada pela Segurança Social, que  decorre em parceria com inúmeras Instituições fundamentalmente na área da saúde.

Missão:

A AVA tem como missão intervir socialmente no Concelho de Valongo e primordialmente na freguesia de Alfena. Tendo como foco de intervenção as escolas, as camadas séniores, bem como em todos indivíduos/famílias em situações de risco social.

 

Visão:

Trabalhar pela Justiça Social e ser reconhecido como uma instituição dinâmica, pró- ativa e inovadora no domínio da intervenção social, tendo por base o combate a pobreza e exclusão social.

 

Mesa de Assembleia Geral

Presidente: António Peixoto Gomes

Vogal: António José Oliveira Fernandes

Vogal: Ana Isabel Loureiro Pereira

 

Direção:

Presidente: Maria Manuela Moreira Duarte

Vice-Presidente: Joaquim Alberto Ferreira Penela

Secretário: Raúl Arménio Plácido Aparício

Tesoureira: Rosa Maria Ribeiro Gomes

Vogal: Rui Humberto Oliveira Silva

Vogal Suplente: Carminda Isabel Oliveira Cardoso

Vogal Suplente: Maria Conceição Ribeiro Mesquita

Vogal Suplente: Sónia Alexandra Machado Tavares

Vogal Suplente: Silvia Daniela  Santos Costa

Vogal Suplente: Liliana Alexandra Faria Cruz

 

 

Conselho Fiscal:

Presidente: Rogério Henrique Palhau

Secretário: Estela de Lurdes Ribeiro Martins Silva

Relator: Valter Filipe Gomes Fernandes

# Ficheiro Data de Upload
5 Regulamento AAAF VF 2016-03-14
6 Contas e Exercício 2015 2016-06-09
9 Plano Atividades 2017 2016-12-19
10 Orçamento Anual 2017 2016-12-19
11 contas e exercício 2016 2017-04-19
12 Estatutos AVA 2017-04-20
13 Alteração Sede 2017-04-21